HORTO FLORESTAL

HORTO FLORESTAL


O Horto Florestal de Sumaré é um parque localizado na Rodovia Teodor Cundiev, que liga Sumaré a Hortolândia.

É uma ótima opção para quem pretende fazer caminhadas aproveitando a natureza. Possui trilhas de percurso rápido, com duração média de 10 minutos, outras mais longas.
Neste local é mantido o Viveiro Municipal de Plantas e Mudas.

No Horto está localizada a principal represa utilizada para o abastecimento de água do Município. Outro atrativo é o CEA (Centro de Educação Ambiental), que possui sala para cursos e palestras para até 70 pessoas, biblioteca de meio-ambiente e uma série de atividades afins.

O casarão do Horto Florestal está em processo de tombamento pelo Conselho do Patrimônio Histórico do Município. É uma construção original, do início do século passado, que servia de moradia e administração do Horto Florestal, mantido e administrada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O local fornecia madeira de eucalipto, que era utilizada como dormentes na linha férrea.

A entrada é franca. Possui um Biólogo que acompanha as visitas de grupos pré-agendados.

Algumas informações sobre o horto florestal:

1) Estruturas Físicas:
- CEA (Centro de Educação Ambiental de Sumaré):
Possui uma “biblioteca verde”, orquidário, horta orgânica e medicinal, viveiro de mudas, composteiras e terrários (são projetos em desenvolvimento, alguns em fase de obras);

- CRASS Horto Florestal:
Atende crianças do projeto PETI (Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil) da região. Também realiza plantão social. Nesta área, o CRASS possui horta orgânica, composteiras, jardins, espaço para marcenaria e para artesanato além do casarão antigo;